A Arte de Educar com Amor

Vou começar essa reflexão com a frase “O amor tudo pode, tudo suporta, tudo transforma”, peço que pense nessa frase durante toda a leitura desse texto. 

Na sociedade atual, vivemos um momento de profundo egoísmo nas relações humanas. As pessoas estão constantemente em busca de realizações pessoais, sem contar com a importância do outro em sua vida. Considerando que uma pedra sem ser lapidada não se torna uma obra de arte, o ser humano sem influência é vazio. Por isso, assim como o escultor transforma pedra em arte, a educação transforma a criança e o jovem num ser capaz de conviver e atuar em sociedade. É um trabalho árduo, que exige perseverança, dedicação, paciência e muito amor.

Quero dizer aqui que toda mãe e todo pai é um artista, pois tem a missão de educar seus filhos. O mesmo digo da professora e do professor que tem por incumbência ensinar seus alunos. Dois caminhos diferentes que se entrelaçam quando a matéria prima da obra pertence tanto a uma quanto a outra, e mais uma vez essa matéria prima só vai ser transformada de uma forma perfeita quando, nesse trabalho de educação e ensino, colocarmos amor, amor, amor e mais amor...

Pais e professores, nossas crianças nascem sem saber nada, portanto precisam de nossa ajuda para se desenvolverem até que possam tomar atitudes com autonomia, é para isso que estamos aqui. Então façam o que for possível para ajudar na educação de seus filhos e alunos, não desanime se você acha que não está dando conta da missão que recebeu, você é capaz!

Lembre-se: educar é a arte de repetir, uma repetição que deve ser carregada de amor, assim colheremos os mais belos frutos de nossos filhos e alunos.

                                                                                               Léia Catenassi