Adição e Subtração

A turminha do 1º ano está trabalhando subtração e adição com quantidades maiores que uma dezena. Para tornar este aprendizado mais prazeroso e para melhor compreensão das crianças, abordamos o assunto de modo lúdico, utilizando palitos de sorvete como material de contagem.

Realizamos algumas atividades da apostila, dentre as quais, uma delas se destaca um time de meninos se preparando para uma partida de futebol.

Por meio da imagem, inicialmente as crianças responderam algumas perguntas juntamente com a professora: o que estava faltando nas camisetas dos jogadores, quantos meninos eram necessários para um time de futebol, quantos jogadores com camisa vermelha estavam em campo e com camisa laranja. Após a coleta dessas informações eles precisavam responder quais eram os jogadores faltantes de cada time e quantos deveriam chegar para completar o time. Ou seja, usariam as duas operações para responder a “mesma pergunta”. 

Depois, a professora distribuiu palitos de sorvetes, de acordo com a quantidade de jogadores necessária para formar um time, para que os mesmos representassem os jogadores. Assim, com o auxílio dos palitos eles retiraram e acrescentaram a quantidade necessária que solicitava o exercício, formando as determinadas operações.

Utilizando o material de apoio, as crianças puderam primeiro abordar através do concreto para que assim compreendessem com maior facilidade a representação da escrita.

Professora Márcia