Aprender brincando: Alfabetização e Letramento
 

A turma do 1° ano vem trabalhando com bastante ênfase no contexto de alfabetização e letramento, juntamente com as professoras Márcia e Gabriela.

A alfabetização é aquisição da leitura e da escrita, é um processo de grafemas e fonemas.

Para melhor compreensão podemos classificar a alfabetização em fases. Nossos pequenos encontram-se na fase da escrita silábica com valor sonoro convencional, no qual realizam a escrita de acordo com os fonemas mais fortes das palavras. As sílabas nessa fase são simbolizadas por letras e as vogais representam o som mais forte.

No que se refere ao letramento, consiste na ação ou condição de quem escreve, não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva as práticas sociais usadas na escrita. Esse processo é contínuo, contudo, podemos perceber que nossos alunos estão letrados, a partir do momento em que reconhecem e associam imagens à leitura. Como por exemplo: conseguem reconhecer logos, símbolos, placas, imagens, mesmo sem conseguir ler.

Para se trabalhar com alfabetização e letramento, dentre as atividades realizadas destacamos o Jogo das Letras. Confira a descrição da atividade:

Cada aluno recebeu um envelope com todas as letras do alfabeto, sendo 9 cópias de cada uma das vogais e 4 de cada consoante. A professora propôs que cada um formasse seu nome com as letras. Esta sugestão, se justifica pelo fato de que o nome é um marco de identificação, por isso acarreta uma proximidade da criança com a escrita. Depois do nome formado, a professora desenhou figuras no quadro e pediu para que os alunos escrevessem o nome das mesmas, que variavam em palavras de duas a três silabas.

No desenvolvimento da atividade os alunos demonstraram bastante interesse na realização da escrita do seu próprio nome. A maioria dos alunos conseguiu acompanhar a atividade, de acordo com o desenvolvimento de cada um, faziam perguntas todo o tempo. Esta atividade teve ainda como objetivo, demonstrar às crianças a diferença entre desenhos e letras e criar a associação das palavras que definem os desenhos propostos.

 

Professora Márcia Regina Mesadri de Oliveira