Aquecimento Global

Os alunos do 4º ano juntamente com a professora Sara desenvolveram uma pesquisa que veio de encontro à necessidade da conscientização para a preservação do meio ambiente. Por meio de pesquisas, debates, atividades e experimento os alunos puderam compreender que o aquecimento global é uma realidade e a busca de alternativas para minimizar as consequências de nossos atos é inevitável.

O desenvolvimento das aulas foi dividido em três etapas:

A primeira etapa se deu com apoio na apostila e pesquisas. Os alunos compreenderam que o efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, porém, a ação humana tem agravado os resultados com temperaturas elevadas e essa alteração climática passa a ganhar o nome de aquecimento global.

Na segunda etapa, os alunos associaram as consequências do aquecimento global ao experimento realizado que simulou as temperaturas elevadas e o derretimento das calotas polares. Para esse experimento foi utilizado um copo transparente com água quase até a borda em seguida adicionado cubos de gelo. A água representa o mar, e os cubos de gelo, os icebergs que ao derreterem e aumentam o volume de água. Em seguida, os alunos foram estimulados a elaborarem cartazes alertando a importância do equilíbrio da temperatura para a manutenção de vida em nosso planeta.

A terceira e ultima etapa, foi provocar um debate a respeito das ações do homem que podem contribuir para diminuir os impactos ambientais decorrentes do aquecimento global, além de buscar meios para implantar soluções que diminuam as emissões de gases poluentes pelo uso de carvão e o petróleo. Uma solução apontada por um aluno é a “utilização de fontes renováveis de energia”.

As fontes renováveis de energia utilizam-se de recursos não esgotáveis, tais como a radiação solar (painéis solares) e os ventos (eólica) essas fontes de energia são recursos da natureza que não emitem gases poluentes nem geram resíduos e consequentemente diminuem o aquecimento global.

Ao término das atividades os resultados foram positivos, pois, os alunos já tinham certo conhecimento sobre o assunto e as atividades contribuíram para que eles percebessem o quão importante é cuidar do meio ambiente para que seja possível a sobrevivência das gerações futuras no Planeta Terra.