Dia Mundial da Água

Elemento precioso para a vida, a água está presente em nosso corpo, nos alimentos e bebidas que ingerimos. É utilizada para refrescar nos dias quentes de verão, para higienização pessoal, para lavar a louça, o carro, a casa, entre tantas outras atividades, além de ser utilizada na fabricação de inúmeros produtos.

A água é uma substância inodora, incolor e insípida, constituída por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, sendo a única substância que se altera naturalmente em sólido, líquido ou em gás (vapor de água). A água cobre cerca de 70% da superfície terrestre, mas, desse total, apenas 0,5% está disponível para o consumo humano, de animais e de plantas, estando o restante na forma de gelo ou água salgada. Já vimos em noticiários que a água do planeta está acabando, mas não é a quantidade de água que está diminuindo, e sim a procura por ela que está ficando cada vez maior. Há também outro fator agravante: a poluição.

É extremamente importante que todos se conscientizem sobre o valor da água para os seres vivos e entendam o que a falta dela pode nos causar. Para trabalhar o assunto com os alunos do 6º ano, a professora Maria Laura, da disciplina de Ciências, desenvolveu a seguinte atividade prática:

Os alunos encheram uma garrafa pet com água e imaginaram que dentro daquela garrafa estava toda a água do mundo. Nesse momento, eles foram questionados sobre diversos assuntos, como: “Que tipo de água tem em nosso planeta?”; “Onde existe água em nosso planeta?”; “Será que toda a água que temos no mundo é potável?”; “Por que a água é tão importante para a vida?”; “Quais organismos precisam de água?”; “O que pode acontecer se um ser vivo ficar sem água?”; “De que forma você consome água?”, entre tantas outras perguntas.

Depois os alunos encheram um copo de 200 ml com água da garrafa, considerando que aquela quantidade que estava no copo era o total de água doce existente em nosso planeta. Em seguida, encheram um copo de 50 ml com a água que estava dentro do copo de 200 ml. E o copo de 50 ml representou a água de fácil acesso, como rios, lagos, represas e poços artesianos.

Feito isso, encheram a tampinha da garrafa pet com a água que estava dentro do copo de 50 ml, sendo que a tampa da garrafa representava a quantidade aproximada de água potável disponível para o consumo humano. O objetivo da atividade é a interação e esclarecimento, pois visa à conscientização de todos que consomem água. Nessa prática, foi possível explorar o ciclo da água, como ela é utilizada pelas plantas e animais, como ocorre a purificação da água e quais são as propriedades da mesma. 

Depois da prática, os alunos elaboraram frases sobre o dia mundial da água e sua importância, posteriormente colaram em um painel.

Voltando o olhar ao objeto de nossas preocupações de hoje, “a problemática dos recursos hídricos”, vejo que a nossa compreensão dessa realidade é marcada por rachaduras, incoerências, aporias e contradições que impõem um questionamento e uma mudança radical de comportamento. Há necessidade de uma nova consciência, consciência amplificada e sensível aos “gritos da terra”, ao “sofrimento da natureza” e aos apelos de todos aqueles que lutam pela preservação da água, pois se trata de uma questão de compromisso ético e moral produzir e difundir conhecimento sobre este bem natural. (PETERS, 2005, p.119).

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PETERS, Theodoro Paulo Severino. (et all). Água: Fonte de vida. Recife: UNICAP. 2005. (Série encontro das águas, nº1).