Doce ou salgado?

As crianças do Maternal II fizeram uma viagem pela história “Os Três Porquinhos”. Ao iniciar a leitura da história, os olhares atentos e curiosos das crianças a cada página virada, se mantiveram do início ao fim, intercalados por comentários do que possivelmente iria acontecer.

E, por meio das atividades do material didático, foi possível proporcionar momentos de reflexão, pesquisas, saberes e descobertas. Uma delas foram os sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.

Ah!! O paladar. Para incentivar atitudes relacionadas à alimentação, a nossa turminha realizou um delicioso piquenique, como fizeram os porquinhos: Tico, Zuza e Leo na história.

Pedimos para as famílias das crianças, enviarem um alimento doce ou salgado para realizarmos o piquenique. Primeiro foi distribuído às crianças os alimentos salgados e em seguida os doces para que pudessem determinar a percepção pelos sabores.

O piquenique teve como um dos objetivos identificar os alimentos doces e salgados.

Essa atividade foi uma delícia!!!

O maior prazer do piquenique encontra-se em consumir os alimentos em meio à natureza. A turma do Maternal II amou esta atividade, uma experiência nova para alguns pequenos, cheia de amor, alegrias, descobertas e sabores gostosos.

 

Curiosidades à respeito do paladar infantil:

- Quando o bebê nasce, sente gostos, mas não de jeito muito desenvolvido, o que vai ocorrendo com o tempo;

- É entre 2 e 3 anos de idade que as rejeições e preferências começam a surgir; 

- Hábitos alimentares de dentro de casa influenciam nas preferências da criança;

- Não é bom emocionalmente para a criança proibir o consumo de algum alimento, mas quando a criança tiver contato, deve-se conscientizar a criança de que aquele alimento não deve ser ingerido sempre e deixar claro os motivos.

 

Professora Nathália Araujo