E o nome do animal é??

Neste bimestre o 2º ano B conheceu um pouco mais sobre a forma de locomoção dos animais e seu revestimento na disciplina de ciências. Após compreender a importância destas características para as diversas espécies da fauna, colocamos em prática o que aprendemos de uma maneira bem divertida.

Utilizamos um jogo de adivinhação, que continha fotos e informações específicas de espécies variadas de animais: nome, habitat, forma de locomoção e revestimento do corpo.

Em primeiro momento, a turma foi dividida em duas equipes que por meio de suposições tentaram descobrir o animal da cartinha que a professora estava segurando. “A primeira dica é locomoção: natação... algum palpite?” e assim seguimos com as dicas. Caso o animal não fosse descoberto, “a segunda dica é sobre o habitat: aquático, alguém já descobriu? A última dica é revestimento do corpo: escamas”. A participação foi intensa e a busca pela pontuação da equipe só deixava a prática mais eletrizante, ouvidos aguçados, olhos fixos em um único objetivo: desvendar o mistério! Mas essa turminha é muito esperta, confesso que foram raras as vezes que foram lidas as três características do animal, conseguiam associar rapidamente seus conhecimentos com o desafio proposto.

Depois, todos cortaram suas cartinhas e montaram seu jogo, em seguida jogamos em duplas, alguns precisaram de ajuda de como jogar e outros encontraram o seu próprio jeito. Momentos dinâmicos como este contribuem ativamente no desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas, além de reforçar conteúdos já trabalhados.  

“Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e intencional, ou seja, quando alguém está jogando, está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo” (Friedman, 1996).

 

Professora Scarlet Spohr Baldo