Empresta 1

 

A operação de subtração nos coloca seus desafios, se quisermos que os alunos não se limitem a repetir as etapas, sem compreendê-las.

No caso da subtração, o maior desafio é explicar o significado do “empresta 1”.

Começamos com a história das vizinhas:

A dona unidade recebe uma visita inesperada em casa e não tem pão suficiente para oferecer no lanche, então ela recorre para a sua vizinha, dona dezena e pede emprestado.

As crianças adoraram a história e começaram a compreender subtração com reagrupamento.

Para aprofundar o conhecimento da turma, utilizamos a casa de madeira com dezenas e unidades: o material concreto facilitou o entendimento para resoluções das operações e as crianças ficaram encantadas com o aprender brincando. O momento das resoluções dos problemas no quadro foi incrível, eles perderam totalmente a timidez e interagiram com a turma, explicando o que estavam fazendo, porque pediam emprestado para a dona dezena. Momento de descontração e grandes aprendizados.

Foram alcançados os seguintes objetivos:

  • Resolução das operações de subtração pelo método prático (armando continhas);
  • Entendimento do método “empresta 1” de uma forma prática;
  • Aprenderam um conteúdo da matemática de uma forma lúdica;

A avalição foi feita através de operações realizadas no quadro e no caderno, tendo um resultado positivo e satisfatório.

 

                                                                       Professora Giselle Rocha