Era uma vez...

Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças que partem de uma situação real e concreta para a imaginação, que proporciona emoções e vivências significativas e trazem a possibilidade de imaginar e sonhar...

O principal objetivo da Contação de histórias é despertar nas crianças o gosto e o prazer pela leitura, além de, por meio de repetição das histórias, auxiliar no processo de fixação em sua memória, por isso, deve ser uma prática diária.

Por meio das histórias, podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.

Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado), o pensamento hipotético, o raciocínio lógico e as relações espaciais e temporais.

Contar histórias é uma arte, onde todos saem ganhando, tanto o aluno que será instigado a imaginar e criar, quanto o professor, que terá uma aula muito mais agradável e produtiva.