Esportes Olímpicos

Os alunos do 3º e 5º ano juntamente com a Professora Silvana, desenvolveram atividades referentes aos esportes disputados nas Olimpíadas. Ambas as turmas foram estimuladas ao trabalho em equipe para perceberem o quão importante é ajudar um ao outro com a troca de informação.

Com os alunos do 3º ano, trabalhou-se o conceito de jogos por meio da montagem de quebra-cabeças. Antes de propor a atividade, a professora explicou a história e regras de algumas das modalidades disputadas nos jogos olímpicos e, em seguida, separou a turma em duas equipes e distribuiu as peças do quebra cabeça com imagens de 10 esportes diferentes.

Os alunos aproveitaram muito bem a atividade. Demonstraram o trabalho em equipe, visto que todos participaram ativamente da montagem dos quebra-cabeças, o que possibilitou aos mesmos reconhecer a imagem descrita anteriormente pela professora, de modo a compreender o que havia sido explicado por ela.

Depois, com o auxílio da professora de Educação Física, os alunos foram até a quadra da escola e, na pratica, conheceram e jogaram dois dos esportes olímpicos que estão fora de seu cotidiano, além de não terem sido trabalhados anteriormente em sala de aula: O Badminton e o Tênis. A professora Bárbara lhes trouxe os objetos utilizados nas modalidades e proporcionou aos alunos o manuseio destes e a prática do esporte. Segundo a professora, todos os alunos participaram, interagindo e socializando-se muito bem uns com os outros.

Os alunos do 5º ano pesquisaram sobre os Esportes Olímpicos, buscando conhecer a história e algumas das curiosidades dos mesmos. Com a pesquisa em mãos, desenvolveram textos, explorando seus conhecimentos acerca da linguagem, leitura, gramática e debate. Ao observar os grupos o que chamou atenção foram os comentários dos alunos sobre os jogos, não apenas o que eles haviam pesquisado, mas também sobre o que estava acontecendo de fato na Olimpíada do Rio de Janeiro e o que estava sendo noticiado em programas televisivos. O interessante é ver a socialização, essa interação e a troca de informação.

Ao propor essas duas atividades diferentes aos alunos, a intenção foi fazer com que os alunos entendessem de maneiras diferentes os conceitos e as regras dos Esportes, fazendo com que os mesmos percebam que as regras e o conhecimento, são importantes tanto no Esporte como na Educação.