Feira Cultural - Família e Escola caminhando juntas

Ao longo dos últimos 15 anos, a Escola vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que envolve um tema central, geralmente algo que está acontecendo no momento ou que tem grande relevância para a vida escolar de nossos alunos e da sociedade. Este trabalho é a Feira Cultural que abrange todos os alunos da Escola, desde o Berçário até o 9º Ano.

A primeira edição da Feira Cultural foi realizada em 2001 e teve como tema geral “Reciclagem”. A partir daí, a cada ano, a Escola vem inovando cada vez mais, já foram apresentados trabalhos sobre “Anos 80 e 90”, “Cidade de Curitiba”, “Biomas brasileiros”, “Grandes invenções”, entre outros.

A feira Cultural proporciona um aprendizado prático para os alunos, estimulando-os a pesquisar e desenvolver seu talento e criatividade nos mais variados aspectos, além de incentivar também a participação da família, por meio das pesquisas em casa e da presença no dia da apresentação dos trabalhos.

Neste ano, o tema definido para a Feira Cultural foi “Olimpíadas e Paralimpíadas”. A escolha do tema foi bastante simples, afinal o país está voltado para este que é o maior evento esportivo do mundo e envolve os melhores atletas de todas as nações.  É importante destacar que esses jogos serão os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados na América do Sul.

A preparação da Feira Cultural, na Sede Infantil, esteve a todo vapor, contou com o apoio da maioria dos pais dos alunos que, junto com seus pequenos, confeccionaram cartazes e maquetes muito criativas tornando o aprendizado das crianças ainda mais concreto e prazeroso.

As turmas do Pré I A e B visitaram a Academia Vivere com o objetivo de conhecer mais de perto um dos esportes olímpicos, a natação. Os alunos gostaram muito do passeio e se divertiram pra valer neste dia para lá de especial.

Na última sexta-feira, 26 de agosto, recebemos a visita de alguns atletas muito especiais que fazem parte da ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná -  que demonstraram seu talento no esporte e interagiram com os pequenos de maneira bem bacana. Os atletas são cadeirantes que jogam basquete e praticam esgrima. Esta foi uma experiência incrível que nos faz admirar ainda mais estes guerreiros na vida e no esporte.

No último sábado dia 27 de agosto, realizamos a nossa XV Feira Cultural na Sede Infantil, o dia estava maravilhoso e as famílias participaram em peso. As professoras, atendentes e estagiárias decoraram as salas com criatividade e muitas cores, o que deixou os alunos e familiares maravilhados. Apesar da timidez, os alunos do Pré I e II fizeram bonito nas apresentações e encantaram os visitantes. Além de apreciar a exposição, todos puderam usufruir do amplo espaço verde da Escola para brincar com seus filhos, tirar belíssimas fotos, conversar com os amigos e ainda praticar duas modalidades de esportes paralímpicos: o vôlei sentado e o goalball que foram acompanhados pela professora Bárbara de Educação Física e pelo André.

Como escreveu a mãe do aluno Alex do Pré I “Foi um sábado muito gostoso”. Realmente foi um dia maravilhoso, em que a família se reuniu na Escola e passou um momento diferente com seus filhos.

Este é o objetivo principal da Feira Cultural, trazer a família para a Escola, fazendo-a participar ativamente da formação do aluno.

Agradecemos a dedicação de todos para que mais este evento acontecesse de maneira tão satisfatória, ano que vem tem mais!

Um abraço

Professora Elisângela - Coordenação Pedagógica Educação Infantil