Jogo das Cores

O trabalho com as cores na educação infantil pode ser muito interessante. No entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida em um contexto, por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não apenas uma cor isoladamente.

Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação.

Um dos artifícios pedagógicos que podem ser utilizados para o fim de conhecer formas e cores, são os blocos lógicos: pequenas peças geométricas (de madeira, plástico ou mesmo papel) coloridas, que incluem quadrados, retângulos, triângulos e círculos.

Com o intuito de trabalhar de maneira dinâmica, após as crianças manusearem blocos lógicos, reconhecendo e mencionando as cores, os alunos do Pré I A, juntamente com a Professora Edna desenvolveram o

 JOGO DAS CORES:

O jogo das cores é uma dinâmica realizada em um tabuleiro gigante, no qual cada aluno é um pino e recebe um avental que o identifica com uma cor. Para a realização da atividade, os alunos são divididos em trios com aventais de cores diferentes.

Com o tabuleiro armado, cada aluno fica posicionado em frente a cor correspondente à do avental. Para dar início ao jogo, a professora joga um dado colorido e, de acordo com a cor sorteada, o aluno com o avental da respectiva cor avança uma casa e assim sucessivamente. Vence o jogo a cor que conseguir chegar primeiro ao final do tabuleiro.

Esta atividade teve como objetivo explorar um pouco mais as cores, de forma lúdica e diferente do habitual. Fora da sala e com um jogo os alunos se divertiram bastante e realizaram a atividade com muito entusiasmo.

Professora Edna Maria Camargo