Livro de curiosidades sobre a região Sudeste

Os alunos do 5º ano, juntamente com a professora Silvana, produziram, com recursos de pesquisa e imagens, um livro de curiosidades sobre a Região Sudeste,que foi apresentado na Feira Cultural deste ano.

A turma foi dividida e cada grupo ficou responsável por um estado da região: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Os alunos desenvolveram um texto contando um pouco sobre os aspectos físicos de cada estado e sua ligação com o desenvolvimento de atividades econômicas e as características do clima e relevo predominantes nessa região. Diversas imagens foram anexadas às produções.

Os aspectos culturais são variados nos estados que compõe a região Sudeste, que apresenta um diversificado número de manifestações. Danças, lendas, gastronomia, música, festas, artesanatos e grandes eventos como o Carnaval no Rio de Janeiro , em São Paulo a dança do lenço (os famosos samba de roda), no Espírito Santo o Ticumbi (negros com trajes brancos e fitas coloridas) e em Minas Gerais a tradicional Cavalhada (carnaval a cavalo) fazem parte do repertório artístico da região.

Essa cultura diversificada ocorre devido a influência dos povos indígenas africanos, europeus e asiáticos, o que contribui para o desenvolvimento intelectual, econômico e cultural, não só da região Sudeste, mas de todo o Brasil.

O trabalho foi significativo, pois os alunos enriquecem o aprendizado e o entendimento acerca do que lhes foi proposto, além de conhecerem novas culturas fora do estado em que vivem.

 

Professora Silvana