O ar à nossa volta

Reconhecer a presença do ar à nossa volta é fundamental para que as crianças percebam a importância deste elemento para os seres vivos.

O que faz as bolhas de sabão “voarem” e as deixa suspensas no ambiente?

O AAAAAR!! 

A proposta era que as crianças percebessem que o ar está presente em todas as partes. Sendo assim, levamos para a sala um experimento simples com o qual os alunos pudessem chegar a essa conclusão.

A montagem do experimento foi feita com o auxílio das crianças e diante delas, a professora Scarlet encheu a bexiga de ar deixando-a com um volume médio. Em seguida a bexiga foi conectada à boca de uma garrafa pet que continha água, deixando o conteúdo de ambas interligado. Então foi o momento de instigá-los: “O que tem dentro da garrafa?”, “E da bexiga?”, “Podemos transferir o conteúdo de uma para outra? Como?”.

Primeiramente foi realizada a inversão pela professora, solicitando que observassem o que iria acontecer ao invertê-la em 180º, o ar da bexiga passou para a garrafa e a água da garrafa passou para a bexiga formando bolhas na água durante a transferência, evidenciando a presença de ar.

A turma do 2º ano “B” adorou manipular e observar de pertinho, com suas próprias mãos, o experimento constatando que o ar está aqui, ali, acolá, que não vemos, mas que com certeza ele está presente em todas as partes. Além de ser divertido realizar a experiência aprendemos que também é muito importante preservamos os recursos naturais.

 

Professora Scarlet