O sapo dentro do saco

Em um dia de frio, a professora Giselle Rocha trouxe um mistério para a turma do 2º Ano A: um saco com alguma coisa dentro. O que seria? As crianças tentaram adivinhar o conteúdo do saco e em um momento muito divertido, todos quiseram dar sua opinião: É um chaveiro? Uma bola? Um Urso!? Ou um dinossauro??

Para desvendar o enigma, a professora Giselle trouxe-lhes também um trava-língua:

Olha o sapo dentro do saco.

O saco com o sapo dentro.

O sapo batendo papo;

E o papo soltando vento.

Depois de fazerem uma leitura pausada e compartilhada, os alunos descobriram enfim que era um sapo que estava dentro do saco. A turma conversou um pouco sobre algumas curiosidades sobre o sapo e com a leitura e a conversa, a professora pôde trabalhar a oralidade e articulação das palavras. Para melhor fixação, os alunos fizeram a cópia do texto em seus cadernos e localizaram as palavras sapo e saco, destacando-as. Depois, pesquisaram diversas palavras que começam com a letra “s”.

Utilizando-se ainda da palavra em destaque no texto, “sapo”, a professora propôs a construção de um acróstico com essa palavra e assim os alunos perceberam a possibilidade de escrever na vertical. Para completar o trabalho, a turma, com o auxílio da professora, elaborou um texto sobre o assunto abordado durante toda a atividade.

A professora Giselle, ao final da atividade, realizou uma verificação de aprendizagem da turma, de acordo com os objetivos da mesma. Pôde perceber que os alunos participaram de maneira satisfatória ao que lhes foi proposto, acompanhando a leitura quando apontada a escrita. A turma já consegue produzir textos orais, contribuindo com ideias para as produções coletivas, mantendo a sequência lógica do texto.