Roda de Leitura

No dia 14 de setembro de 2016, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental participaram de uma roda de leitura e contação de histórias na aula de Língua Portuguesa com a professora Simone.

Foram realizadas a leitura compartilhada dos textos “A águia e a galinha” e “A galinha dos ovos de ouro” e em seguida a interpretação oral dos mesmos. Após a interpretação oral, os alunos e a professora fizeram uma analogia com a realidade, extraindo assim um ensinamento da história. Neste momento, os alunos puderam expor suas opiniões sobre a história e também ficaram à vontade para expor outras interpretações sobre o texto lido.

O objetivo deste trabalho foi desenvolver o gosto pela leitura, algo de suma importância para o desenvolvimento do ser humano, e fazer os alunos viajarem para outros mundos sem saírem do lugar, além de propiciar um aumento no repertório linguístico deles e, assim, aprimorar a construção textual.

A contação de história leva o educando ao mundo da imaginação despertando-o para a criatividade, fazendo-o descobrir mundos até então inimagináveis.

 

Quais são os benefícios da leitura?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a leitura:

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias.

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml