Usando Material Reciclável

A musicalização na Educação infantil é uma das ferramentas pedagógicas utilizada no dia a dia para auxiliar na construção do conhecimento das crianças. Por meio da música é possível desenvolver a imaginação, concentração, senso rítmico, linguagem oral, afetividade e a socialização, o que auxilia no movimento e consciência corporal.

Durante as aulas os pequenos utilizam a música como parte da sua rotina, se tornando uma motivação para o aprendizado, o que proporciona nesta faixa etária o desenvolvimento do gosto e do senso musical.

Em sala de aula, os alunos do Maternal II B tiveram a oportunidade de construir instrumentos musicais com materiais recicláveis. A professora propôs a criação de um reco-reco e um chocalho. Os pequenos puderam soltar a imaginação para decorar a garrafa e os potes de iogurte que foram utilizados para a confecção dos instrumentos. Após o término da construção do instrumento, a professora reuniu as crianças em uma roda para fazer o teste e iniciar a cantoria, assim todos puderam apreciar o som do reco-reco e do chocalho.

Com esta atividade, as crianças puderam interagir umas com as outras, ampliar o gosto por música e, principalmente, aprender que é possível criar novos objetos com materiais recicláveis. Sem dúvida foi uma atividade muito significativa e os pequenos se divertiram de montão!